quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Intróito

             Afinal, o que é Energia?

Energia é o poder de realizar trabalho, em outras palavras, é a capacidade de realizar uma ação.
Todos nós, seres humanos, precisamos de energia, por isso, a sua demanda está aumentando assustadoramente, estima-se que de 2000 a 2030 a demanda de energia aumentará 1,7% ao ano, esse dado só nos leva a outra importante preocupação, que é o esgotamento das fontes de energia (não-renováveis). Diante deste fato torna-se necessário viabilizar novas fontes de energia, principalmente as renováveis, para que não caíamos no mesmo problema que está ocorrendo com os combustíveis fósseis que estão se esgotando.
Além disso, a mídia não pára de anunciar e nós mesmos podemos observar que o meio ambiente sofre bastante com o uso de determinadas fontes de energia, e tendo como base a situação atual, pode-se afirmar seguramente que não dá mais para suportar a degradação ao meio ambiente, portanto outra preocupação é que as fontes alternativas de energia sejam ecologicamente corretas. Afinal, não adianta supri a necessidade energética da população mundial e não assegurar a nossa permanência no planeta, pois além de energia, é fundamental para todos nós um ar limpo, águas não-poluídas, solos de qualidade, fauna e flora conservados, enfim, um meio ambiente saudável que garanta todo o equilíbrio de nosso ecossistema.
É uma verdade inconteste que as atividades relacionadas à produção de energia liberam na atmosfera, na água e no solo diversas substâncias que comprometem a saúde e sobrevivência do homem e da fauna e flora. Alguns desses efeitos são visíveis e imediatos, outros vão se acumulando e permanecem por várias décadas ocasionando problemas que afetarão drasticamente nossos filhos, netos, enfim, toda nossa descendência. É essa herança que pretendemos deixar para as gerações futuras? Ou uma herança de quem conseguiu conciliar a necessidade humana com a preservação do nosso patrimônio global que é o nosso meio ambiente? Pare e pense.
A seguir estaremos trabalhando cada fonte alternativa de energia, desde sua definição e captação até seus pontos positivos e negativos.

Fique de Olho.


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Energia Solar

                                           O que é?

Energia solar trata-se da energia captada diretamente das radiações solares que a terra recebe do sol e que será utilizada pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.
A constante solar, que é o total de energia enviado a terra, vale 1.9 cal/cm2x min ou 1.3 KW/m2.

Mas sabemos que a terra não absorve completamente as radiações solares não é mesmo? Ela reflete cerca de 30% desta energia, que volta para o espaço, e os 70% alcança a superfície terrestre, portanto a energia que a terra recebe vale 1.4 cal/cm2x min ou 0.91KW/m2.
Mesmo refletindo parte da energia, a quantidade que a terra recebe é muito grande, e sendo aproveitada, pode suprir a necessidade energética da população mundial. Porém o grande problema é como captar essa energia de modo econômico para que seu aproveitamento valha á pena.

                            Como pode ser captada?
Bem, a energia solar pode ser captada basicamente de três maneiras, através da Captação Passiva, Captação por Coletores Solares e através da Captação por Painéis Fotovoltaicos, processo este que é o mais utilizado.
         Veremos a seguir, como cada processo é realizado.

  •  Captação Passiva

Este é o processo mais antigo, ele é realizado juntamente com o apoio da arquitetura, pois são instalados em residência, indústrias, etc., telhados e janelas apropriados para receber maior quantidade de radiação solar, desse modo, haverá economia de energia elétrica devido à utilização do aquecimento e iluminação de forma natural através do sol.

  • Captação por Coletores Solares


 
Nesse processo utilizam-se placas ou coletores solares nos telhados de casas e prédios expostos ao sol. Estas placas captam a energia solar que será utilizada para aquecer líquidos, principalmente a água, que estão em canos debaixo da placa. A água aquecida será utilizada domesticamente como para tomar banho, ou industrialmente.
Observe a figura abaixo:
Veja que a água fria passa pelo cano que está debaixo da placa, como o cano foi aquecido pelas radiações solares recebidas pela placa, a água também se aquece ao passar por ele, e depois vai para o boiler que é o reservatório de água quente e daí pode ser consumida normalmente. 
  • Captação por painéis fotovoltaicos


É o processo mais sofisticado e o utilizado atualmente de captação de energia solar. É realizada por meio de painéis compostos por células solares fotovoltaicas que ao receberem radiação solar, geram uma diferença de potencial (ddp) fazendo fluir uma corrente elétrica entre duas camadas com cargas opostas, transformando assim a energia solar captada em energia elétrica. Uma única célula de silício cristalino com uma superfície de 100cm2 gera uma ddp de 0.4 V, quanto mais células forem conectadas, maior será a tensão gerada.
A princípio as células fotovoltaicas foram utilizadas em satélites artificiais da corrida espacial dos anos 60, os quais precisavam funcionar constantemente, precisando assim de energia suficiente, a qual era fornecida através das células fotovoltaicas, afinal, a energia solar estava disponível constantemente. A partir daí, estudos começaram a ser desenvolvidos para que esta tecnologia pudesse ser utilizada na superfície da terra.
  
                    Energia Solar no Brasil


 O processo de captação de energia solar através de painéis fotovoltaicos é bastante utilizado em lugares onde é impossível se obter energia elétrica de outra forma. 
Por exemplo, no Paraná, na aldeia da tribo indígena Wai-Wai existem 12 módulos de painéis solares com potência de 540W que bombeiam 10 mil litros de água e permitem a iluminação das habitações indígenas. 


Também no Pantanal, os postos da Polícia Florestal do Mato Grosso funcionam a partir da energia captada por painéis fotovoltaicos. Na Amazônia 600 moradores da comunidade Céu de Mapiá recebem energia também destes painéis.

       Quais as vantagens do uso da energia solar ?

  • Não causa impactos ambientais como as usinas hidrelétricas, nem geram nenhum tipo de resíduo, é uma fonte de energia limpa.
  • Garante auto-suficiência energética onde são feitas as instalações de captação
  •  Trata-se de uma fonte de energia renovável, afinal, a energia do sol nunca acaba.
  • A vida útil dos painéis solares é de mais de 20 anos.
  • Não há consumo de combustível de espécie nenhuma.

  •  A instalação dos equipamentos é muito simples e quase não existe manutenção.


     
                   Quais as desvantagens?
     
  •  Os custos da instalação dos painéis fotovoltaicos são muito altos.
  • O custo da energia captada pelos painéis é muito alto se comparada ao preço da energia captada pelas usinas hidrelétricas. Para que pudéssemos  equiparar a energia captada pelos painéis com a energia das usinas hidrelétricas,  a energia captada pelos painéis deveria custar 50 centavos de dólar por Watt, o que está longe de se tornar possível.    
  • A energia obtida pelos painéis é pequena, enquanto um reator da usina nuclear de Angra-1 produz cerca de 600 mil KW de energia elétrica, um painel produz 2KW, seriam necessários 300 painéis para equiparar a sua produção energética com a produção do reator.

  • Existe variação nas quantidades de energia produzida pelos painéis de acordo com a situação climática (chuvas, neve), além disso, durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia.
  • A armazenagem da energia captada pelos painéis é outro importante problema. É necessária a produção de baterias eficientes e baratas que devem ser carregadas para acumular energia para os períodos “escuros”, mas esta ainda não é uma questão resolvida.
 

   Diante das vantagens e desvantagens, qual a melhor    opção?


Uma possibilidade futura de melhorar as condições de aproveitamento da energia solar é associar a utilização de coletores solares (quando houver necessidade apenas de aquecimento como chuveiros e torneiras) e a utilização dos painéis fotovoltaicos (quando a necessidade for gerar energia elétrica).



  
 Você sabia?  

  • Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.
  •  Muitos países já fazem uso hoje em dia dos “Telhados verdes”, uma excelente opção para aproveitamento da energia solar. Eles consistem na implantação de verdadeiros jardins nos telhados, os quais são cobertos por vegetação e solo. Duas das vantagens do uso dos telhados verdes é que eles ajudam na economia de energia elétrica, pois a vegetação ajuda a manter uma boa temperatura no interior das residências onde há os telhados, reduzindo 26% da necessidade de resfriamento, reduzindo assim o consumo de energia com ar-condicionado e ventiladores e no inverno promove uma redução de 26% nas perdas de calor.


  • Países como Alemanha, Canadá , EUA e até mesmo países da América Latina, como Bolívia e Cuba, já fazem uso dos telhados verdes.
 




terça-feira, 2 de novembro de 2010

Energia Eólica

O que é?


A nomenclatura “Eólica” vem do nome do deus dos ventos na mitologia grega “Éolo”. A energia eólica provém das correntes de ar que se formam na atmosfera.
 É importante ressaltar que a energia eólica provém da energia solar, pois é graças às diferenças de aquecimento nas diferentes regiões do planeta que os ventos são produzidos.
Na realidade a energia eólica já é antiga. Durante muitos anos, os agricultores usaram a energia eólica para bombear água usando moinhos de vento, usavam-na também para girar a mó dos moinhos transformando milho em farinha, nestas situações a energia eólica era transformada em energia mecânica, porém, atualmente utiliza-se a energia eólica para produzir eletricidade.


  Como é captada?

A energia eólica é captada através de Turbinas Eólicas ou Aeromotores. Observe a figura abaixo, ela esquematiza o funcionamento de uma turbina eólica e seus componentes:


Observe que a turbina é um grande cata-vento de eixo horizontal que possui um rotor, pás que recebem a força do vento, um multiplicador de velocidade e um sistema de giro que multiplicam a rotação para aumentar a captação de energia eólica e um gerador eólico que transforma a energia eólica captada em energia elétrica.
Observa-se também na figura anterior que a turbina liga-se a um sistema de transmissão de energia, composto por um sistema de controle que permite ao gerador operar com velocidades variáveis de acordo com o vento, um transformador que aumenta a voltagem da energia elétrica produzida para que esta possa ser injetada na rede elétrica, a qual se encarrega de distribuir eletricidade para ruas, fábricas e residências.


    Quais as vantagens do aproveitamento da energia eólica?
  
    • Ela é renovável, os ventos nunca seesgota.

    • Ela é limpa, não provoca nenhum tipo de poluição no meio ambiente.
     
    • Se utilizada pode substituir combustíveis fósseis, auxiliando assim na redução do efeito estufa .
     
    • O custo da produção e instalação vem diminuindo, em 2005 o custo da energia eólica era cerca de um quinto do que custava no final dos anos 1990, viabilizando ainda mais ouso desta fonte alternativa de energia.
     
    • Os custos com manutenção são baixos e o custo com combustível é zero.

    • O preço do KW/h de energia elétrica proveniente da energia eólica pode baixar para 8 centavos de dólar, valor muito competitivo comparando com outras fontes de energia.
     
    • Em países  com um malha hidrográfica pequena, ou seja, com poucos rios, o uso da energia proveniente dos ventos é fundamental, pois ela não consome água.
     
    • As turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto ligadas à redes elétricas, quando isoladamente fornecendo energia para regiões distantes.  

     
    Quais as desvantagens?

    •  A produção de energia é incerta, pois o vento não sopra com intensidade todo o ano, ele é mais intenso no verão quando o ar se movimenta de regiões quentes para a região mais fresca. 
     
    • Apesar de está diminuindo, os custos ainda são consideravelmente altos, a construção de cada aeromotor pode alcançar milhões de reais.
     
    • A armazenagem desta energia é também outro problema a ser considerado, mas pode ser solucionado através da produção de baterias acumuladoras

    • Outro entrave é o fato do vento ter que atingir uma velocidade superior a 20 km/hora para girar a turbina suficientemente rápido.


       Você Sabia?



      • A Espanha até 1993 produzia somente 51 MW de energia eólica, mas no fim deste mesmo ano passou a produzir 2.235 MW, tornando-se o 3º maior produtor de energia eólica, ficando atrás somente dos EUA que lidera o Ranking, e Alemanha.

      • Segundo os dados de setembro de 2007, a energia elétrica gerada a partir do vento representa parte significativa da demanda em países como a Dinamarca, representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal e na Espanha.
       
      • Cerca de 30% da eletricidade produzida a partir do vento é criada na Califórnia (EUA).
       
      • Cada turbina eólica produz entre 50 a 300 kilowatts de energia elétrica. Com 1000 watts podemos acender 10 lâmpadas de 100 watts; assim, 300 kilowatts acendem 3000 lâmpadas de 100 watts cada. É muita energia não?
       
      • O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta. A capacidade de geração de energia eólica aqui foi de 341 MW em 2008 e aumentou 77.7 % em 2009 indo para 606 megawatts (MW). O Brasil responde por cerca da metade da capacidade instalada na América Latina, mas representa apenas 0,38% do total mundial. 

         
       

     




segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Energia Nuclear

O que é?

A energia nuclear consiste na energia térmica que existe no núcleo de átomos. 

Esta energia é, sem dúvida, a que gera mais discussões entre os defensores de sua utilização, que a consideram uma fonte de energia limpa e de riscos que podem ser controlados, e os críticos que a consideram uma fonte de energia altamente perigosa.


  Como é captada?

A extração desta energia do núcleo atômico ocorre em Usinas Nucleares, onde a unidade geradora chama-se Reator Nuclear.
Observe a figura abaixo, ela ilustra o funcionamento de um reator:

 
Nos reatores nucleares a energia nuclear é liberada em forma de calor que ferve a água envolvida no processo de modo a produzir vapor que por sua vez aciona as turbinas que fazem o gerador elétrico funcionar, obtendo assim energia elétrica.

Nos reatores utilizam-se um combustível, geralmente o urânio, que é prensado em forma de grandes pastilhas, as quais são colocadas em tubos com vários metros de comprimento. Estes tubos têm a função de evitar que os produtos que resultam da combustão do urânio, em parte gasosos e altamente radioativos, contaminem o interior do reator. Estes resíduos altamente perigosos não devem chegar ao líquido refrigerante do reator, pois se escapar para o exterior, ocorrerá uma grave contaminação do ambiente.
Basicamente, a extração da energia dos núcleos atômicos pode ser realizada através de dois processos:

  • Fissão Nuclear


Consiste na quebra do núcleo de certos elementos químicos, geralmente o isótopo de Urânio (U-235) que é urânio enriquecido. Essa quebra é feita através do bombardeamento do núcleo com nêutrons e ocorre liberação de energia.
  • Fusão Nuclear


Esse processo é o mais utilizado, pois já existe tecnologia para controlar suas reações, enquanto que os cientistas não dominam as reações do processo de fissão nuclear.

Tal processo consiste na fusão de núcleos atômicos de elementos leves como o hidrogênio, produzindo assim um núcleo de um elemento mais pesado como o hélio e liberando energia.




 
Energia Nuclear no Mundo


Em muitos países a energia nuclear é a principal fonte para se obter energia elétrica. Geralmente são países impossibilitados de instalar usinas hidrelétricas por falta de recursos hídricos. Na França, por exemplo, a participação da energia nuclear para produzir energia elétrica é de 75%, na Lituânia é de 73.1%, Bélgica 57.7%, Bulgária 47.1% e República Eslovaca 47%.




 Energia Nuclear no Brasil


No Brasil, segundo a Eletrobrás que é o órgão governamental que controla a produção de energia elétrica no Brasil, a participação da energia nuclear na produção de energia elétrica corresponde a 1.49% (dado de 2003).
Foi no fim da década de 1960 que o governo brasileiro começou a desenvolver o Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de energia atômica.
As primeiras providências para construir a primeira usina nuclear no Brasil, na região de Angra dos Reis (RJ) por volta de 1970 foram, assinar um acordo de cooperação com os EUA, para que este fornecesse o urânio enriquecido (U-235) e assinar um acordo com a Alemanha para que esta construísse os reatores nucleares.
Hoje no Brasil, já temos a Central nuclear Almirante Álvaro Alberto no município de Angra dos Reis no estado do Rio de Janeiro, constituída por três unidades: Angra-1 que entrou em operação em 1985, Angra-2 em 2002 e já está em construção a usina Angra-3.



 

 
   Quais as desvantagens?

  • O aproveitamento da energia nuclear é muito caro, pois para as usinas nucleares funcionarem, é necessário comprar equipamentos de instalação e tecnologia de enriquecimento do urânio no exterior.

  • Oferece bastante insegurança, devido a grande possibilidade de ocorrer acidentes nas usinas. Os acidentes mais famosos são:

    - Three Miles Island – ocorreu em 1979, na usina localizada na Pensilvânia (EUA), ocorreu grande liberação de elevados índices de radioatividade devido a fusão do núcleo do reator, o que atingiu diversas regiões vizinhas.


    -Chernobyl – ocorreu em 1986, quando ocorreram o incêndio e o vazamento de radiação na usina ucraniana, com milhares de feridos e mortos. O acidente foi tão catastrófico que estima-se que a contaminação radioativa causou 1 milhão de casos de câncer nos 20 anos seguintes.

      

  • Ocorre grande produção de lixo atômico altamente nocivos ao meio ambiente   
 
    Quais as vantagens?
  •  Ela é de fundamental importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia.

  • As reservas de energia nuclear são muito maiores que as reservas de combustíveis fósseis.

  • As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países que importam petróleo e gás.
  • Não contribui para o efeito estufa.   

Energia Geotérmica



 O que é?

A temperatura na crosta terrestre é muito alta, aumenta cerca de 1°C a cada 30 metro ou menos de profundidade. 

Por isso, quando a água dos lençóis freáticos entram em contato com as rochas super quentes, ela se aquece e sai pela superfície com temperatura bastante elevada.
Essa água quente pode sair na superfície em forma de jatos (gêiseres) ou na forma de regatos ou lagos.

 
A partir do que já foi relatado, pode-se concluir que a energia geotérmica consiste na energia de origem vulcânica presente no interior do planeta terra e que é responsável pelo aquecimento das águas subterrâneas que saem em forma de gêiseres, liberando pressão, de modo que o vapor se expande gerando trabalho.

Como é feito seu aproveitamento?

O aproveitamento da energia geotérmica ocorre em usinas geotérmicas e pode ser utilizada para aquecimento domiciliar e para obtenção de eletricidade.

 
Nas usinas geotérmicas utilizam-se turbinas à vapor para aproveitar a energia do interior da terra, estas turbinas aproveitam o vapor e o transforma em energia mecânica, esta energia pode ser utilizada para mover equipamentos e quando ligada a um gerador, se obtêm a transformação da energia mecânica em energia elétrica.



 Quais as vantagens?

  • A energia geotérmica é inesgotável.

  • Não é poluente.

  • A geração de energia elétrica com energia geotérmica ajuda a conservar os combustíveis fósseis que estão tão escassos, além de reduzir a queima deste evitando a poluição do meio ambiente.



    • Não ocupa grandes áreas como, por exemplo, a hidrelétrica que com suas represas inutilizam grandes áreas.

    • Não prejudica o solo.  

    • As instalações geotérmicas não precisam barrar rios ou desmatar florestas.

    • As usinas geotérmicas são geralmente construídas em grandes centros, colaborando para a dispersão das redes de transmissão de energia elétrica.

    • A energia geotérmica é mais segura e de muito mais fácil manutenção.

    • Ajuda os Países em Desenvolvimento, pois os projetos geotérmicos podem oferecer vários benefícios para ajudar os países em desenvolvimento a crescer sem poluição.  

    • As instalações em localizações remotas podem levantar o nível e qualidade de vida trazendo eletricidade às pessoas longe dos centros demográficos que possuem eletricidade.



    Quais as desvantagens?

    • No início apresenta elevados custos de produção.  

    • Apesar da manutenção da bomba de sucção de calor (capta o calor do interior da terra e que por estar situada no interior da Terra ou dentro de um edifício não está exposta ao mau tempo e a vandalismo) ser barata, a manutenção dos canos onde a água causa corrosão e depósitos minerais, é bastante elevada.

    • Em certos casos pode ser fonte de poluição sonora. 



    Energia Geotérmica no Mundo
    • No Brasil não há aproveitamento de energia geotérmica.

    • Países como a Nova Zelândia, Estados Unidos, México, Japão, Filipinas, Kenia e Islândia, são exemplos de países que possuem usinas de geração de eletricidade geotérmica.
    • A usina The Geysers, na Califórnia (EUA) é maior usina geotérmica do mundo
    • Em Wyoming (EUA), no Parque Nacional de Yellowstone localizam-se cerca de 200 gêiseres, dos quais o mais famoso é o “Old Faithful” (velho fiel), pelo qual jorra água quase fervente. 




       
        



     



    Energia Hídrica

    O que é?
    O movimento ou a queda da água contém energia cinética que pode ser aproveitada como fonte de energia. A energia hidrelétrica é a energia que vem do movimento das águas, ela usa a energia cinética da água para produzir eletricidade.


    Como é produzida?

    A energia hidráulica é produzida através da força da água em movimento (energia potencial). Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso ou quedas d'água.




    A água proveniente da queda d’ água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica. Os transformadores transformam a , energia elétrica em corrente elétrica adequada,  que é transportada em longas linhas de transmissão, sobre torres metálicas. Através delas, a eletricidade é distribuída para as residências e indústrias.


    Quais as  Vantagens?

    • A energia hidráulica é uma fonte de energia renovável e limpa por não emitir poluentes
    • A sua eficiência energética é muito eficaz, em torno de 95%.
    • O custo do combustível (água) é nulo e ainda é um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear. 


    •   Quais as   Desvantagens?
        
      • A construção de usinas hidrelétricas ocasiona a inundação de áreas para a construção de barragens  que  gera problemas de recolocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores.
       
      • Provoca impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais como : destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, extinção de algumas espécies de peixes. 
      • O investimento inicial em instalação e os custos de manutenção são elevados 
     
    Energia hídrica no Brasil e no mundo

    • Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo.
    • Esses dados só não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais, ou seja, recursos hídricos suficientes para a instalação de usinas hidrelétricas. 
    • As nações que possuem grande potencial hidráulico são os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China.
    • A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. 
    • As usinas hidrelétricas produzem aproximadamente 90% da energia elétrica usada em todo o território brasileiro. 
    • E o Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China.
    • Um exemplo de Usina hidrelétrica em construção no Brasil é:  
     
    *Usina Hidrelétrica Santo Antonio - Rio Madeira (RO)


    Serão gasto cerca de 13,5 bilhões na construção dessa usina, que esta com data marcada para ficar pronta em 2012. Porém com sua construção 4 aldeias indígenas serão atingidas e varias comunidades ribeirinhas serão afetadas , além do impacto ambiental que já vem acontecendo.
          
    •  A Usina Hidrelétrica de Tucuruí



    É uma das maiores obras da engenharia mundial e  a maior usina 100% brasileira com potência instalada de 8.000 MW. Apesar de todas as suas qualidades, foi uma das usinas que mais promoveu impactos ambientais e sociais   com sua instalação. 

    • O Brasil possui mais de 100 hidrelétricas instaladas, sendo um exemplo delas a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, instalada no Rio São Francisco aqui na Bahia, cerca de 40 km a montante das cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE 
      
     
       
    Falando com quem entende...


    Por Simone Romero


      
    Estudioso condena usina de Belo Monte 
     
     
    “Aos 77 anos, o engenheiro civil com pós-graduação em geologia do petróleo Ruy Bahia não tem medo de defender idéias polêmicas. Ele diz que a hidrelétrica de Belo Monte será um grande fiasco e condena a excessiva concentração do setor energético brasileiro na matriz hídrica. Suas afirmações são baseadas em 50 anos trabalhando no setor de energia. As últimas décadas foram dedicadas especificamente aos estudos na área de planejamento energético. Bahia diz que o Brasil precisa é diversificar sua matriz e pensar em longo prazo.”