segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Energia Hídrica

O que é?
O movimento ou a queda da água contém energia cinética que pode ser aproveitada como fonte de energia. A energia hidrelétrica é a energia que vem do movimento das águas, ela usa a energia cinética da água para produzir eletricidade.


Como é produzida?

A energia hidráulica é produzida através da força da água em movimento (energia potencial). Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso ou quedas d'água.




A água proveniente da queda d’ água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica. Os transformadores transformam a , energia elétrica em corrente elétrica adequada,  que é transportada em longas linhas de transmissão, sobre torres metálicas. Através delas, a eletricidade é distribuída para as residências e indústrias.


Quais as  Vantagens?

  • A energia hidráulica é uma fonte de energia renovável e limpa por não emitir poluentes
  • A sua eficiência energética é muito eficaz, em torno de 95%.
  • O custo do combustível (água) é nulo e ainda é um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear. 


  •   Quais as   Desvantagens?
      
    • A construção de usinas hidrelétricas ocasiona a inundação de áreas para a construção de barragens  que  gera problemas de recolocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores.
     
    • Provoca impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais como : destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, extinção de algumas espécies de peixes. 
    • O investimento inicial em instalação e os custos de manutenção são elevados 
 
Energia hídrica no Brasil e no mundo

  • Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo.
  • Esses dados só não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais, ou seja, recursos hídricos suficientes para a instalação de usinas hidrelétricas. 
  • As nações que possuem grande potencial hidráulico são os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China.
  • A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. 
  • As usinas hidrelétricas produzem aproximadamente 90% da energia elétrica usada em todo o território brasileiro. 
  • E o Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China.
  • Um exemplo de Usina hidrelétrica em construção no Brasil é:  
 
*Usina Hidrelétrica Santo Antonio - Rio Madeira (RO)


Serão gasto cerca de 13,5 bilhões na construção dessa usina, que esta com data marcada para ficar pronta em 2012. Porém com sua construção 4 aldeias indígenas serão atingidas e varias comunidades ribeirinhas serão afetadas , além do impacto ambiental que já vem acontecendo.
      
  •  A Usina Hidrelétrica de Tucuruí



É uma das maiores obras da engenharia mundial e  a maior usina 100% brasileira com potência instalada de 8.000 MW. Apesar de todas as suas qualidades, foi uma das usinas que mais promoveu impactos ambientais e sociais   com sua instalação. 

  • O Brasil possui mais de 100 hidrelétricas instaladas, sendo um exemplo delas a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, instalada no Rio São Francisco aqui na Bahia, cerca de 40 km a montante das cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE 
  
 
   
Falando com quem entende...


Por Simone Romero


  
Estudioso condena usina de Belo Monte 
 
 
“Aos 77 anos, o engenheiro civil com pós-graduação em geologia do petróleo Ruy Bahia não tem medo de defender idéias polêmicas. Ele diz que a hidrelétrica de Belo Monte será um grande fiasco e condena a excessiva concentração do setor energético brasileiro na matriz hídrica. Suas afirmações são baseadas em 50 anos trabalhando no setor de energia. As últimas décadas foram dedicadas especificamente aos estudos na área de planejamento energético. Bahia diz que o Brasil precisa é diversificar sua matriz e pensar em longo prazo.”



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário