O que é?
A nomenclatura “Eólica” vem do nome do deus dos ventos na mitologia grega “Éolo”. A energia eólica provém das correntes de ar que se formam na atmosfera.
É importante ressaltar que a energia eólica provém da energia solar, pois é graças às diferenças de aquecimento nas diferentes regiões do planeta que os ventos são produzidos.
Na realidade a energia eólica já é antiga. Durante muitos anos, os agricultores usaram a energia eólica para bombear água usando moinhos de vento, usavam-na também para girar a mó dos moinhos transformando milho em farinha, nestas situações a energia eólica era transformada em energia mecânica, porém, atualmente utiliza-se a energia eólica para produzir eletricidade.
Como é captada?
A energia eólica é captada através de Turbinas Eólicas ou Aeromotores. Observe a figura abaixo, ela esquematiza o funcionamento de uma turbina eólica e seus componentes:
Observe que a turbina é um grande cata-vento de eixo horizontal que possui um rotor, pás que recebem a força do vento, um multiplicador de velocidade e um sistema de giro que multiplicam a rotação para aumentar a captação de energia eólica e um gerador eólico que transforma a energia eólica captada em energia elétrica.
Observa-se também na figura anterior que a turbina liga-se a um sistema de transmissão de energia, composto por um sistema de controle que permite ao gerador operar com velocidades variáveis de acordo com o vento, um transformador que aumenta a voltagem da energia elétrica produzida para que esta possa ser injetada na rede elétrica, a qual se encarrega de distribuir eletricidade para ruas, fábricas e residências.
Quais as vantagens do aproveitamento da energia eólica?
- Ela é renovável, os ventos nunca seesgota.
- Ela é limpa, não provoca nenhum tipo de poluição no meio ambiente.
- Se utilizada pode substituir combustíveis fósseis, auxiliando assim na redução do efeito estufa .
- O custo da produção e instalação vem diminuindo, em 2005 o custo da energia eólica era cerca de um quinto do que custava no final dos anos 1990, viabilizando ainda mais ouso desta fonte alternativa de energia.
- Os custos com manutenção são baixos e o custo com combustível é zero.
- O preço do KW/h de energia elétrica proveniente da energia eólica pode baixar para 8 centavos de dólar, valor muito competitivo comparando com outras fontes de energia.
- Em países com um malha hidrográfica pequena, ou seja, com poucos rios, o uso da energia proveniente dos ventos é fundamental, pois ela não consome água.
- As turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto ligadas à redes elétricas, quando isoladamente fornecendo energia para regiões distantes.
Quais as desvantagens?
- A produção de energia é incerta, pois o vento não sopra com intensidade todo o ano, ele é mais intenso no verão quando o ar se movimenta de regiões quentes para a região mais fresca.
- Apesar de está diminuindo, os custos ainda são consideravelmente altos, a construção de cada aeromotor pode alcançar milhões de reais.
- A armazenagem desta energia é também outro problema a ser considerado, mas pode ser solucionado através da produção de baterias acumuladoras
- Outro entrave é o fato do vento ter que atingir uma velocidade superior a 20 km/hora para girar a turbina suficientemente rápido.
Você Sabia?
- A Espanha até 1993 produzia somente 51 MW de energia eólica, mas no fim deste mesmo ano passou a produzir 2.235 MW, tornando-se o 3º maior produtor de energia eólica, ficando atrás somente dos EUA que lidera o Ranking, e Alemanha.
- Segundo os dados de setembro de 2007, a energia elétrica gerada a partir do vento representa parte significativa da demanda em países como a Dinamarca, representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal e na Espanha.
- Cerca de 30% da eletricidade produzida a partir do vento é criada na Califórnia (EUA).
- Cada turbina eólica produz entre 50 a 300 kilowatts de energia elétrica. Com 1000 watts podemos acender 10 lâmpadas de 100 watts; assim, 300 kilowatts acendem 3000 lâmpadas de 100 watts cada. É muita energia não?
- O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta. A capacidade de geração de energia eólica aqui foi de 341 MW em 2008 e aumentou 77.7 % em 2009 indo para 606 megawatts (MW). O Brasil responde por cerca da metade da capacidade instalada na América Latina, mas representa apenas 0,38% do total mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário