segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Energia das Marés ou Maremotriz

O que é?

Energia das marés consiste na energia gerada pelo movimento natural das marés e que é utilizada para produzir eletricidade.

 
Na verdade essa fonte de energia já era utilizada há muitos anos atrás, temos como prova disso o seu aproveitamento nos famosos moinhos de maré do concelho de Almada que aproveitava o vai e vem das águas do Estuário do Rio Tejo para moer cereais.

 Como é captada?
A energia das marés é captada através de usina maremotriz.
 
 

São construídas barragens com casa de força (turbina + gerador). Quando a maré fica alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina, e produzindo energia elétrica, na maré baixa a água esvazia o reservatório, passando novamente através da turbina, agora em sentido contrário ao do enchimento, produzindo energia elétrica.


Para que captação funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos lugares no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

 Energia Maremotriz no Mundo
  • A energia das marés produz eletricidade em alguns países, tais como: França, Japão e Inglaterra. 

  • No Brasil há cidades onde as marés alcançam alturas bem elevadas como São Luís - Baía de São Marcos, no Maranhão - com 6,8 metros e em Tutóia com 5,6 metros. Mas nestas regiões, infelizmente, a topografia do litoral não favorece a construção econômica de reservatórios, o que impede seu aproveitamento. Não existem usinas eletromotriz no Brasil.
      Quais as vantagens?
  • Fonte de energia renovável, que produz eletricidade de forma limpa, não poluente e barata.

  • Causa poucos impactos ambientais, sendo os mais relevantes aqueles que estão  relacionados com a flora e fauna, bem inferiores se comparados aos dos lagos das hidrelétricas instaladas em rios.
     
 Quais as desvantagens

  • Há muita dificuldade em manter um fornecimento regular de energia devido às variações climáticas e o ciclo das marés. 

  • O rendimento obtido é ainda muito baixo.

  • Os custos de instalação são bastante elevados em função da eficiência que é baixa, cerca de de 20%. 
  • São poucos os locais que atendem aos pré-requisitos para o aproveitamento da energia das marés.  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário