quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Intróito

             Afinal, o que é Energia?

Energia é o poder de realizar trabalho, em outras palavras, é a capacidade de realizar uma ação.
Todos nós, seres humanos, precisamos de energia, por isso, a sua demanda está aumentando assustadoramente, estima-se que de 2000 a 2030 a demanda de energia aumentará 1,7% ao ano, esse dado só nos leva a outra importante preocupação, que é o esgotamento das fontes de energia (não-renováveis). Diante deste fato torna-se necessário viabilizar novas fontes de energia, principalmente as renováveis, para que não caíamos no mesmo problema que está ocorrendo com os combustíveis fósseis que estão se esgotando.
Além disso, a mídia não pára de anunciar e nós mesmos podemos observar que o meio ambiente sofre bastante com o uso de determinadas fontes de energia, e tendo como base a situação atual, pode-se afirmar seguramente que não dá mais para suportar a degradação ao meio ambiente, portanto outra preocupação é que as fontes alternativas de energia sejam ecologicamente corretas. Afinal, não adianta supri a necessidade energética da população mundial e não assegurar a nossa permanência no planeta, pois além de energia, é fundamental para todos nós um ar limpo, águas não-poluídas, solos de qualidade, fauna e flora conservados, enfim, um meio ambiente saudável que garanta todo o equilíbrio de nosso ecossistema.
É uma verdade inconteste que as atividades relacionadas à produção de energia liberam na atmosfera, na água e no solo diversas substâncias que comprometem a saúde e sobrevivência do homem e da fauna e flora. Alguns desses efeitos são visíveis e imediatos, outros vão se acumulando e permanecem por várias décadas ocasionando problemas que afetarão drasticamente nossos filhos, netos, enfim, toda nossa descendência. É essa herança que pretendemos deixar para as gerações futuras? Ou uma herança de quem conseguiu conciliar a necessidade humana com a preservação do nosso patrimônio global que é o nosso meio ambiente? Pare e pense.
A seguir estaremos trabalhando cada fonte alternativa de energia, desde sua definição e captação até seus pontos positivos e negativos.

Fique de Olho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário